5 Maneiras de melhorar a segurança do condomínio

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Muitas pessoas escolhem morar em condomínios devido a maior segurança. Ainda assim, existem quadrilhas que se aproveitam de pequenas falhas dos sistemas, descuidos do porteiro e moradores para invadirem essas propriedades.

Por isso, os responsáveis pela administração do condomínio devem estar atentos aos procedimentos e hábitos que aumentam a segurança dos condôminos.

No texto de hoje, vamos abordar algumas maneiras para melhorar a segurança do condomínio e não correr riscos.
Boas práticas de segurança

Boas práticas de segurança

As boas práticas de segurança são pequenas atitudes que os moradores devem seguir em seu dia-a-dia para garantir a seguridade do condomínio e dos demais naquele ambiente.

Essas atitudes devem ser elaboradas e discutidas entre a administração e os condôminos, e se possível, desenvolver materiais de divulgação para incentivar todas a segui-las. Algumas delas são:

  • Evitar o empréstimo de chaves para pessoas de fora do condomínio, como funcionários, amigos, familiares, etc;
  • Mesmo que seja rude, nunca deixar pessoas que estão esperando do lado de fora entrar no condomínio;
  • Os moradores devem buscar encomendas e deliveries na portaria;
  • Caso o condomínio precise de alguma manutenção, o síndico ou zelador deve acompanhar os funcionários;
  • Divulgar procedimentos para serem seguidos em casos de emergência, por exemplo, quais números devem ser acionados em caso de invasão.

Monitorar entrada de pessoas e veículos

Os profissionais da portaria sempre devem pedir identificação de visitantes ou funcionários, interfonar para o morador que irá recebê-los e liberar a entrada apenas quando autorizada.

Os carros devem entrar no condomínio com vidros abaixados e o porteiro deve fazer contato visual com o motorista antes de abrir o portão. Dessa forma, evita que o motorista entre refém de assaltantes no condomínio.

Investir em infraestrutura

Muros mais altos, concertinas e cercas elétricas desestimulam possíveis assaltantes. Sistema de alarmes, câmeras, luzes, guarita blindada e leitores de placas de veículos são indispensáveis para observar movimentação suspeita.

O paisagismo apesar de deixar o condomínio mais bonito, deve ser evitado. Caso aconteça alguma invasão, os invasores podem se aproveitar das decorações e plantas para se esconder.

Um bom investimento para segurança de todos os moradores em casos de emergência, é instalação do “botão pânico”, um dispositivo que quando acionado, silenciosamente liga para polícia.

Contratar equipe de segurança especializada

Bons profissionais garantem uma boa segurança predial, por isso, na hora de contratar a equipe de segurança, porteiros e zeladores, prefira quem já tem experiência na área de condomínios.

Analise o histórico de lugares onde o candidato já trabalhou e não tenha vergonha de consultar os antigos chefes para perguntar sobre o desempenho. Peça por opiniões e recomendações.

Uma ótima solução para evitar as preocupações causadas pelo processo de contratação é terceirizar a segurança. Dessa forma, você também reduz custos e garante eficiência na produtividade dos funcionários.

Portaria Virtual

portaria virtual é uma tecnologia desenvolvida pela necessidade de segurança de qualidade com custo-benefício atrativo, ideal para condomínios entre 40 e 60 apartamentos.

tradicional porteiro presencial é substituído por um sistema de segurança e uma pessoa que monitora o que acontece no condomínio e em suas redondezas à distância.

Os moradores podem entrar utilizando biometria, cartão magnético ou tag. Também há um aplicativo para receber as notificações da central e monitorar os visitantes e funcionários.

Existem pessoas que acreditam que a segurança fique comprometida por causa da falta de um porteiro presencial, mas lembramos que na maioria dos casos de invasão, o primeiro a ser feito de refém é o porteiro.

Além de tudo, o condomínio e as ruas em volta são observados 24 horas por dia, todos os dias da semana, e quando há qualquer movimentação suspeita, os funcionários da central de monitoramento acionam uma unidade de segurança para ir até o condomínio.

Quando falamos em segurança, todas as medidas ao nosso alcance devem ser tomadas independente dos custos. Se o condomínio ainda não tem como investir, comece reduzindo os gastos na manutenção.

Sempre coloque a segurança dos moradores em primeiro lugar. Realize assembleias com frequência e debata com todos os condomínios quais são as melhores soluções para o condomínio.

Outras Notícias

5 Maneiras de melhorar a segurança do condomínio

Muitas pessoas escolhem morar em condomínios devido a maior segurança. Ainda assim, existem quadrilhas que se aproveitam de pequenas falhas dos sistemas, descuidos do porteiro e moradores